Links

http://www.w3schools.com/html/html_quiz.asp

Minicurso HTML 5: Detalhes e Edição inline

Em diversas funcionalidades, surge a necessidade de descrever um único item, por exemplo, os detalhes de um upload.

A tag <details> atribui semântica para estes casos, com a definição explícita de um resumo e do restante do conteúdo.

Um exemplo pode ser encontrado aqui.

Também é possível tornar um elemento editável, basta incluir o atributo contenteditable=”true”.

Um exemplo de conteúdos editáveis pode ser encontrado aqui

Minicurso HTML 5: Formulários

Os elementos input do HTML 5 ganharam novos tipos, com validação e métodos de entrada mais úteis.

Novos valores para o atributo type

  • tel
  • search
  • email
  • url
  • datetime, date, month, week, time, datetime-local (GMT)
  • number
  • range
  • color

Atributos novos (step, min, max) definem os valores mínimos e máximos de cada campo, ou o intervalo entre cada possível valor. Ex: Um tipo time possui step (300), então os únicos horários permitidos são: 7:00, 7:05, 7:10 e assim sucessivamente.

Continue reading

Minicurso HTML 5: Elementos novos, modificados e descontinuados

Com a especificação da nova linguagem, os documentos HTML passaram a possuir elementos que adicionam semântica a seu conteúdo.

Por mais que visualmente seja fácil perceber a diferença entre as diferentes seções de um site, para os robôs de busca, esta percepção não é tão clara. O HTML 5 trouxe novos elementos que ajudam a definir os principais setores de um documento, sendo possível diferenciar diretamente pelo código, áreas importantes como: cabeçalho, rodapé e menu.

Continue reading

Minicurso HTML 5: Estrutura básica

Doctype, Head, Charsets e Link

<!DOCTYPE html!> – o DocType não é uma tag HTML, mas uma instrução para que o navegador saiba qual a versão do código.

<html lang=”pt-br”> – o código HTML é uma série de elementos em árvore, em que alguns elementos são filhos de outros e consequentemente. O elemento principal é a tag HTML.

O atributo lang é opcional, mas é útil para informar qual o idioma do documento. Este atributo pode ser utilizado em qualquer outro elemento para indicar o idioma do texto representado.

<head> – a tag head contém os metadados com informações sobre a página e o conteúdo.

<meta charset=”utf-8″> – representa a tabela de caracteres que será utilizada para o “desenho” dos caracteres

<link rel=”stylesheet” type=”text/css” href=”estilo.css”> – a tag link vincula fontes externas que serão utilizadas no documento. Geralmente, é utilizada para importação de arquivos de estilo para a página, mas também podem ser utilizadas para representar a localização do feed da página e outras coisas.

Continue reading

Minicurso HTML 5: Visão Geral

Segundo a W3C, a Web baseia-se em três pilares

  • Um esquema de nomes para localização de fontes de informações na Web – URI
  • Um protocolo para acessar estas fontes – HTTP
  • Uma linguagem para facilitar a navegação entre as fontes de informação – HTML

Continue reading

Minicurso HTML 5: Roteiro

O mini-curso tem duração de aproximadamente 8 horas. Abaixo está o roteiro dos tópicos que serão abordados durante as aulas.

É importante frisar, que de acordo com a evolução da turma, certos tópicos podem ser priorizados, para que o maior número de pessoas possível chegue ao final do curso entendendo os principais conceitos e o caminho para avançar cada vez no domínio do HTML 5.

Continue reading

Minicurso HTML 5: Apresentação

Segundo a W3C (World Wide Web Consortium), HTML (abreviação de HyperText Markup Language) é um dos 3 pilares da Web, e de forma resumida pode-se defini-lo como: uma linguagem de publicação de conteúdo (texto, imagem, vídeo, áudio e etc) na Web.

Continue reading

ENCOINFO 2014

O Encontro de Informática e Computação do Tocantins (ENCOINFO) ocorre anualmente em Palmas – Tocantins e está em sua 16 edição. O evento é organizado pelos professores e coordenadores dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação.

Uma característica muito interessante deste evento é a qualidade dos palestrantes. Desde que comecei a acompanhar o evento, em 2006, pude presenciar mestres da oratória que trazem não apenas palavras bonitas ou termos técnicos rebuscados, mas conteúdo inovador que nos estimulam a pensar “out-of-box”, como a épica apresentação do Silvio Meira em 2006.

Continue reading

O blog

Há aproximadamente um ano surgiu a ideia de criar um blog, para compartilhamento de conhecimento, opiniões e experiências.

A correria do dia-a-dia forçou inúmeras vezes o início deste projeto, pois não fazia sentido ter um blog em que não fosse possível alimentá-lo periodicamente. Particularmente, não gosto de acessar páginas e verificar um certo desleixo na falta de atualizações; na maioria das vezes, não retorno pois sei que dificilmente encontrarei alguma coisa nova por lá.

A oportunidade de ministrar um minicurso de HTML 5, me estimulou a acabar com a desculpa de que não há tempo para escrever sobre a área que escolhi como profissão: TECNOLOGIA.

O termo explicando.net não refere-se exatamente a questões da plataforma da Microsoft – .net Framework. Por ser um blog pessoal, abordarei assuntos diversos que julgue relevante, tal qual o lema do blog: vida acadêmica, profissional e cotidiana

© 2019 explicando.net

Theme by Anders NorenUp ↑